Cristina Mascaro

Professora Adjunta da UERJ, Departamento de Educação Inclusiva e Continuada – Faculdade de Educação. Doutora (2017) e Mestre (2014) em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000).

Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2002) e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Coordenadora de Monografias do CEDERJ no curso de Pedagogia/UERJ. Consultora pedagógica da JNG (inclusão social de jovens e adultos). Pesquisadora FAPERJ (ARC 2019). Procientista da UERJ (2021).

Integrante do Grupo de Pesquisa “Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ.

Atuou como Professora de Educação Especial e Coordenadora da Divisão de Inclusão da Fundação de Apoio à Escola Técnica FAETEC (2002-2019). (Texto informado pelo autor)

0921E

Currículo Lattes

Acesse clicando aqui

Livro Inclusão e Profissionalização do aluno com deficiência intelectual

Informações do produto

“O tema da inclusão laboral de pessoas com deficiência tem ganhado relevância nas últimas décadas no cenário brasileiro. Acompanhando uma tendência mundial, desde a década de 90, o Brasil, por meio de políticas públicas, busca a construção de uma escola que esteja aberta à diversidade. Nesse contexto, incluem-se as pessoas com deficiência intelectual que, historicamente, sempre estiveram alijadas do processo de escolarização formal. Não obstante, a escolarização e inclusão laboral desses alunos têm sido alvo de estudos e pesquisas, objetivando favorecer esses processos. A presente obra trata de uma experiência de investigação relacionada à profissionalização de jovens e adultos com deficiência intelectual, desenvolvida em uma escola especial. O livro discorre sobre quem são os alunos com deficiência intelectual, suas especificidades e necessidades de apoio para o seu desenvolvimento. Trata, também, da formação de profissionais docentes e de apoio no sentido de favorecer o processo vida pós-escola, além de apresentar um caminho cujo foco é a formação profissional desses alunos, entendendo que esse é um processo que deve ser iniciado na escola. A motivação maior é a expectativa de que o conhecimento aqui presente possa contribuir para a aquisição de novas aprendizagens, para o autodesenvolvimento de estudantes e de profissionais da área, tanto na formação inicial quanto na formação continuada. “